Laboratório de Conversão Eletromecânica de Energia
Relatório 8: Conexões Delta Estrela em Transformadores Trifásicos
Adicione as respostas geradas, em formato pdf, a uma pasta com o número da experiência e envie ao professor através da correspondente atividade criada no Google Classroom. Indique, também, através do Google Classroom, os nomes dos integrantes do grupo.
Introdução:
NOTA: A introdução deve ser de, no mínimo, 10 linhas.
2. Será ligado o transformador trifásico em $\small \Delta$-$\small \Delta$, 110/220 V. Faça o esquema colocando a marca da polaridade nos enrolamentos. Este é um transformador de coluna, polaridade subtrativa.
3.Ligação $\small \Delta$-$\small \Delta$ 110/220 V: Anote a tensão de linha aplicada ao primário, a tensão de linha induzida no secundário e o defasamento entre as tensões do primário e secundário.
4.Ligação Y-$\small \Delta$ 191/110 V: Anote a tensão de linha aplicada ao primário, a tensão de linha induzida no secundário e o defasamento entre as tensões do primário e secundário.
5.Ligação Y-Y 191/380 V: Anote a tensão de linha aplicada ao primário, a tensão de linha induzida no secundário e o defasamento entre as tensões do primário e secundário.
6. Calcule a relação de espiras $\small \alpha$ (desprezar a queda de tensão no primário) e a relação de tensão de linha, a, para os transformadores ensaiados. Em cada um dos transformadores, qual a relação entre $\small \alpha$ e a?
7. Comente o teste para avaliar se a ligação $\small \Delta$ está feita de maneira correta. Demonstre que a ligação correta só ocorre se a leitura no voltímetro do delta aberto for próxima de zero.
8. Comprove, através dos diagramas fasoriais de tensão, a defasagem dos diversos transformadores ensaiados. Observe o fato de que enrolamentos montados sobre uma mesma perna do núcleo terão tensões induzidas em fase.
NOTA: Utilize a ferramenta de inserir imagens do editor para apresentar os diagramas fasoriais, que podem ser construídos com a ferramenta da sua escolha.